Equipe Editorial da Edição n.40

Carlos A. Afonso - Mestre em Economia pela York University, Toronto, Canadá, com doutorado em Pensamento Social e Político na mesma universidade. Estudou engenharia naval na Escola Politécnica da USP. Trabalha na área de desenvolvimento humano desde o início dos anos 1970. Co-fundador da APC (1990). Coordenador do projeto Internet da Eco '92 com a APC e a ONU. Membro do Grupo de Trabalho da ONU sobre Governança da Internet (WGIG) - 2004-2005. Conselheiro especial, UN Internet Governance Forum (IGF), 2007. Membro do Multistakeholder Advisory Group (MAG) do IGF (2019-2021). Membro do Grupo de Peritos da UNCTAD em TIC e Alívio da Pobreza (2009-2011). Membro do Grupo de Trabalho sobre Cooperação Aprimorada da UNCSTD (WGEC, 2013-2018). Co-fundador e membro do conselho do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br, 1995-1997 e 2003-2017). Cofundador e presidente do capítulo brasileiro da Internet Society (2012-2017). Diretor Executivo do Instituto Nupef, Rio de Janeiro. Induzido ao Hall da Fama da Internet em 2021.

 

Bruna Hercog - Jornalista, professora e pesquisadora. Acredita na educação popular, no uso político da palavra, na comunicação afetiva e no diálogo para impulsionar transformações sociais. É doutora e mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professora substituta na Faculdade de Comunicação da UFBA. É coordenadora de comunicação do Instituto Nupef e associada do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Há mais de 15 anos atua como consultora desenvolvendo metodologias participativas de impacto social para organizações não governamentais e da cooperação internacional, a exemplo da Terre Des Hommes Schweiz, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Cáritas Alemanha, Kindernothilfe (KNH), entre outras. Tem uma série de artigos publicados sobre temas como comunicação, cultura, direitos humanos, juventudes e ativismos.

 

Graciela Selaimen - Diretora executiva e fundadora do Instituto Toriba, uma organização sem fins lucrativos que promove alfabetização em futuros, design de futuros desejáveis e processos de imaginação coletiva para transformação social e ambiental. Graciela é jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializada em planejamento de cenários imersivos e design de futuros. Foi uma das fundadoras e diretoras do Instituto Nupef, uma organização de pesquisa e advocacy em direitos digitais e governança da Internet. Entre 2013 e 2021 Graciela atuou como diretora de programa na Fundação Ford, onde desenvolveu estratégias e portfólios de doações nos temas de Tecnologia e Sociedade, Criatividade e Liberdade de Expressão e Promoção do Espaço Cívico. Entre 2021 e 2024 atuou como Líder para a Região da América Latina da iniciativa IRIS (International Resource for Impact and Storytelling), apoiando o fortalecimento de ecossistemas e estratégias que promovam narrativas transformadoras de justiça social e ambiental. É membro do conselho de diretores da Oxfam Brasil, do IDEC (Instiuto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e da organização colombiana Manos Visibles. Graciela também é membro do conselho consultivo da organização Fogo Cruzado, da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, da SILO Arte e Latitude Rural, do conselho fiscal do ISER – Instituto de Estudos da Religião, entre outras organizações.

 

Oona C. B. Monteiro de Castro - Diretora de desenvolvimento institucional do Instituto Nupef. Jornalista, tem mestrado em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha há mais de 20 anos na promoção do acesso à Internet, à informação, ao conhecimento e à cultura, bem como pela promoção do direito à comunicação. Trabalhou para a Wikimedia Foundation, o Instituto Overmundo (pioneiro na construção de comunidades digitais colaborativas para promover a diversidade cultural), o Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas e o British Council. Antes disso, Oona trabalhou para o Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo (o primeiro e-gov do Brasil, em 2001) e para a Secretaria de Administração Pública da Prefeitura de São Paulo. Foi uma das co-fundadoras do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. Atualmente, Oona é membro do conselho diretor da WhoseKnowledge?, organização global que atua para promover o conhecimento das comunidades marginalizadas na Internet.

 

Juliana Oms - Atualmente é assessora técnica do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Mestranda em Direito Econômico e Economia Política na Faculdade de Direito da USP. Bacharel em Direito na mesma instituição, com mobilidade acadêmica na Universidad de Chile. Foi advogada na área de Direito Digital no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Sua agenda de pesquisa atualmente inclui os temas de privacidade e proteção de dados, regulação de plataformas digitais, buscando intersecções entre critical data studies e data for development.


Rafael Evangelista - Graduado em Ciências Sociais, com mestrado em Linguística e doutorado em Antropologia Social, todos os títulos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor visitante em 2018 no Surveillance Studies Centre (SSC), na Queen's University, no Canadá. É pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) e professor da pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp). É conselheiro junto ao Comitê Gestor da Internet (CGI.br) representando a comunidade cientítica e tecnológica.


Juliano Cappi - Mestre e doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua como gerente da Equipe de Assessoria ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br. Coordenou a criação do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação o CETIC.br, do Centro Regional UNESCO de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e a Escola de Governança da Internet no Brasil do CGI.br