Comitê Científico da Edição n.40

Bianca Kremer

Professora, pesquisadora, advogada e ativista pelos Direitos Digitais. Nos últimos dez anos vem dedicando esforços no combate aos vieses discriminatórios de raça e gênero na tecnologia. É doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2021), e professora titular de Direito Digital no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP – Brasilia). Membro do Núcleo Legalite (PUC-Rio) e do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC). Atualmente é professora visitante no Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, pesquisadora visitante no Instituto Weizenbaum (WZB) e realiza estudos de pós-doutorado no Geneva Graduate Institute (IHEID), no projeto “Infrastructuring Democracy: the regulation politics of digital code, content and circulariam” (2024). Possui intensa produção acadêmica na temática de direito, tecnologia e relações raciais no Brasil, sendo palestrante e conferencista recorrente em congressos e eventos de expressão nacional e internacional. Possui forte atuação no ativismo pelos Direitos Digitais, integrando a Coalizão Direitos na Rede (CDR) e desenvolvendo pesquisas de impacto em estímulo a políticas públicas em tecnologia e desenvolvimento social.

Carlos Alberto Afonso

Fundador do Ibase, ao lado de Betinho e Marcos Arruda, Carlos A. Afonso estudou engenharia naval na USP e é mestre em Economia pela York University (Canadá), onde cursou o doutorado em Pensamento Social e Político. Referência no campo da Internet e direitos humanos, atua na área de desenvolvimento humano desde o início dos anos 1970. Além de Conselheiro Fiscal do Instituto que ajudou a fundar, Carlos Afonso é também diretor executivo do Nupef – Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação

Co-fundador da APC, CA integrou o Grupo de Trabalho da ONU sobre Governança da Internet (WGIG). Foi conselheiro especial do Internet Governance Forum (IGF) e membro do Multistakeholder Advisory Group do IGF. Participou do Grupo de Peritos da UNCTAD em TIC e Alívio da Pobreza. É co-fundador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do capítulo brasileiro da Internet Society, do qual foi presidente entre 2012 e 2017

Lisandro Zambenedetti Granville

Pós-doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Twente (Holanda) e doutor em Computação pelo Instituto de Informática da UFRGS, onde é também professor titular na área de Redes de Computadores e Segurança. É atualmente diretor adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e membro dos comitês assessores da Ciência da Computação do CNPq e FAPERGS. É também representante da comunidade científica no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do MCTI. Já foi diretor-executivo do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC), presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), vice-chair do IEEE Committee on Network Operations & Management (CNOM) e vice-chair do Network Management Research Group (NMRG) do Internet Research Task Force (IRTF). Suas áreas de atuação incluem Gerência de Redes de Computadores e Internet.

Marcelo Fornazin

Pesquisador no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Coordenador do Grupo Temático Informação, Saúde e População (GTISP) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Mestrado Profissional da ENSP Fiocruz e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação realizado em parceria pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua com ensino e pesquisa articulando conhecimentos de computação e ciências sociais com objetivo de compreender as mudanças associadas às tecnologias digitais em organizações, principalmente os Sistemas de Informação em Saúde e Sistemas de Informação para Gestão Social.

Oona Castro

Diretora de desenvolvimento institucional do Instituto Nupef. Jornalista, tem mestrado em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha há mais de 20 anos na promoção do acesso à Internet, à informação, ao conhecimento e à cultura, bem como pela promoção do direito à comunicação. Trabalhou para a Wikimedia Foundation, o Instituto Overmundo (pioneiro na construção de comunidades digitais colaborativas para promover a diversidade cultural), o Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas e o British Council. Antes disso, Oona trabalhou para o Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo (o primeiro e-gov do Brasil, em 2001) e para a Secretaria de Administração Pública da Prefeitura de São Paulo. Foi uma das co-fundadoras do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. Atualmente, Oona é membro do conselho diretor da WhoseKnowledge?, organização global que atua para promover o conhecimento das comunidades marginalizadas na Internet.

Rafael Evangelista

Graduado em Ciências Sociais, com mestrado em Linguística e doutorado em Antropologia Social, todos os títulos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor visitante em 2018 no Surveillance Studies Centre (SSC), na Queen's University, no Canadá. É pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) e professor da pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp). É conselheiro junto ao Comitê Gestor da Internet (CGI.br) representando a comunidade cientítica e tecnológica.

Rodolfo Avelino

Especialista em segurança cibernética e proteção de dados, com sólida experiência na liderança de projetos de segurança, infraestrutura de redes e computação em nuvem. Doutor em ciências humanas e sociais pela Universidade Federal do ABC, Mestre em TV Digital pela Unesp Bauru e bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Professor nos cursos de Engenharia e Ciência da Computação no Insper. No âmbito da sociedade civil e terceiro setor, atuou em programas e contribuiu na elaboração de políticas públicas de inclusão digital em municípios como São Paulo, Osasco e Santo André. Participou da coordenação pedagógica do Programa Federal (MiniCom) Telecentros.BR, na plataforma de aprendizagem virtual para a formação de agentes de inclusão digital. Integra a diretoria da ONG Coletivo Digital, entidade que faz parte da Coalisão Direitos na Rede, e no conselho administrativo da Artigo 19. Na região Amazônica, coordenou o desenvolvimento do aplicativo "Projeta Amazônia" para o registro de violações de direitos humanos e ambientais, além de realizar ações de formação e diagnóstico de impactos socioambientais junto às comunidades indígenas, ribeirinhas e assentadas da reforma agrária pela ONG Coletivo Proteja. Como pesquisador, atua no Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da UFABC e nos conselhos da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS), da Rede de Pesquisa em Governança da Internet e da Latin American Cybersecurity Research Network.